Trabalhar com alimentos exige atenção redobrada. Isso porque qualquer descuido pode resultar em contaminação, gerando graves consequências para os seus clientes e, ainda, trazer uma imagem negativa para a gestão da sua empresa.
Por conta disso, desenvolver boas práticas em um ambiente de trabalho que lida com alimentos é fundamental para oferecer aos consumidores produtos de qualidade contribuindo, assim, para o crescimento do seu negócio.
Veja agora o que é preciso para manter o seu ambiente de fabricação de doces e salgados adequado, e conquistar cada vez mais clientes com produtos de qualidade.
Qual a importância de um ambiente de trabalho adequado
Quem começa a trabalhar com alimentos percebe o quanto esse é um negócio promissor. Especialmente no ramo de doces e salgados, ao vender produtos saborosos e diferenciados você, certamente, sempre terá público.
Porém, para crescimento de uma empresa alimentícia e reconhecimento da marca pelos clientes, oferecer apenas bons produtos não basta. Para chegar a ter itens apetitosos, e que encha os olhos dos clientes, é preciso ter qualidade na produção desses alimentos.
Produtos fabricados com higiene, atendendo as normas específicas para o segmento, garantem que seus clientes receberam alimentos que não causarão danos à sua saúde. Além disso, vender produtos vencidos ou produzidos sem o devido cuidado pode comprometer a reputação da sua empresa, especialmente caso algum cliente se sinta prejudicado.
Por tudo isso, ter atenção especial com o manuseio, produção, e armazenamento de todos os alimentos, desde a matéria-prima até a produto final, é essencial para o crescimento e lucratividade da sua empresa.
Quais são os cuidados necessários
Para ter um ambiente de trabalho adequado para produção de salgados e doces, a higiene é o ponto principal que deve receber total atenção. Um local adequado inclui o uso, a conservação e a limpeza correta de itens como:
- uniforme dos funcionários, bem como sua higiene pessoal, incluindo lavagem correta das mãos, uso de luvas e toucas para manuseio dos produtos;
- utilização de utensílios e equipamentos adequados e destinados apenas para receber alimentos, tais como as máquinas de salgados e todos os seus acessórios;
- higienização e guarda adequada dos utensílios usados para produção;
- armazenagem correta da matéria-prima, dando a devida atenção ao local, forma de estocagem e vencimento dos produtos.
Somado a tudo isso é preciso também:
- utilizar apenas água potável e de qualidade para preparo dos alimentos;
- manter o controle e dedetização correta do local, a fim de evitar contra pragas, insetos, e outros animais;
- não permitir o cruzamento de áreas limpas com áreas sujas, como retirada de lixo, recebimento de mercadorias, entre outros;
- evitar a circulação de pessoas que não estejam envolvidas no processo de produção e, quando houver necessidade, garantir que estejam vestidas adequadamente com toucas e aventais, por exemplo.
Aplicando essas boas práticas no ambiente de trabalho com alimentos, certamente, você produzirá apenas produtos saborosos e com extrema qualidade.
Com isso, sua empresa ficará cada vez mais conhecida, sendo indicada por diversos clientes como o melhor lugar para comprar doces e salgados.