Ser empreendedor e, mais especificamente, começar um negócio de salgados chama a atenção de muitos brasileiros. Este formato de negócio ganha destaque no mercado principalmente por ser prático e fácil de começar. Afinal, basta ter uma boa receita, disposição e um pequeno capital para iniciar.
Ainda mais porque você pode até começar até mesmo na cozinha da sua casa e quando um negócio de salgados é bem planejado e executado, o rendimento pode chegar a cinco dígitos!
Muitos empreendedores começaram com uma pequena produção caseira e fizeram o negócio render. Hoje, eles estão a todo vapor.
Na Bralyx, temos vários casos de empreendedores** que começaram com uma produção bem acanhada e hoje tem um negócio de sucesso.
É o caso de Maria dos Prazeres, mais conhecida como Dona Prazeres, moradora de Recife, que começou o negócio como muitos de nossos clientes, em sua própria casa, e hoje tem 2 lojas e uma fábrica mantida por 64 funcionários.
Mas, afinal, como começar um negócio de salgados?
6 Dicas para iniciantes
1. Defina o tipo de negócio que você pensa em montar:
Vai fabricar e oferecer os salgados a padarias? Ou abrir um buffet? Ou ainda montar um bar ou lanchonete?
Estabeleça pequenas metas e determine o que precisa para chegar até lá. Se você traçar um objetivo muito ambicioso, corre o risco de desanimar no caminho. E sempre que você alcançar a meta, comemore muito!
2. Determine a capacidade de produção
E também se há necessidade de ajudantes, além de escolher equipamentos e infraestrutura. Baseado nisso, faça um orçamento básico de quanto precisará para começar e para se manter nos primeiros meses, já buscando pelo menos um mínimo de lucro.
3. Faça pesquisas
- Quem será o seu público (profissão, idade, horário de visita ao seu negócio, por exemplo)
- O que o seu público mais consome e de quais novidades mais gostam;
- Como os seus concorrentes trabalham etc.
Quanto mais completa for a sua pesquisa, mais informações você terá para começar o seu negócio.
4. Estude, aprimore-se!
Faça todos os treinamentos que forem possíveis para fazer os salgados de forma higiênica, segura e sem desperdício, defina um padrão e busque o máximo de qualidade em cada item vendido. Procure também aprender sobre controle financeiro e gestão, eles vão ajudar a manter o seu negócio saudável e lucrativo. Comece os trabalhos!
5. Cuide da apresentação
E impressione seu o cliente! Invista na embalagem, armazenagem e congelamento dos salgados (caso necessário) e também de todos os ingredientes que farão parte de sua produção. Sempre fique atento ao que deve retornar ao estoque e o que deve ser utilizado totalmente após aberto ou antes do vencimento.
6. Divulgue!
A divulgação e o marketing são itens essenciais para o sucesso de seu novo negócio. Não tenha vergonha de assumir que está começando, mas enfatize a qualidade de cada produto. Distribua panfletos nos arredores e use as redes sociais. Divulgue os tamanhos e recheios de seus salgados; faça promoções relacionadas a datas comemorativas ou até mesmo em dias específicos da semana (divulgue-as!); tenha sempre uma novidade na manga. Lembre-se de mencionar o seu telefone para contato, endereço, formas de pagamento e se há disque-entrega ou não.
Para começar um negócio de salgados, é preciso inovar sempre
Quando começamos a empreender em um negócio de alimentos, precisamos ter a consciência de que nossos consumidores exigirão qualidade e diversidade para que se tornem clientes fiéis.
Por exemplo, o investimento em uma máquina de salgados, aproveitando ao máximo a capacidade que ela possui, costuma ser uma decisão inteligente por parte do empreendedor que quer aumentar a produção sem perder a qualidade.
Outro fator importante é que o empreendedor precisa inovar constantemente e se diferenciar através da qualidade de seu produto. Todos os dias, o empresário precisa responder a uma pergunta principal: o que posso fazer HOJE para deixar minha empresa melhor do que ontem?
Desta maneira, envolva todas as pessoas que fazem parte do negócio nesta pergunta, converse com clientes, fornecedores, parceiros, ajudantes. Quando todos se envolvem, as respostas são mais ricas e vão ajudar a fazer sua empresa crescer e prosperar.
Sucesso!