Quando se fala em trabalhar com a venda de salgados, o que logo vem à mente são as coxinhas, porém o modelo de coxinha no copo sempre vem logo em seguida.
Sem dúvida o carro chefe desse segmento continua sendo um dos salgados mais procurados pelo público em geral, fazendo sua venda um investimento muito lucrativo. Nos últimos anos, o consumo de mini salgadinho oferecidos em copo acabou por atrair muitos empreendedores que buscam um modelo de negócio certo e lucrativo. Para saber como montar um empreendimento promissor de venda de coxinha no copo, leia neste post todas as orientações que separamos especialmente para você. Vamos lá?
O SUCESSO DA COXINHA NO COPO
Não se sabe ao certo, a inspiração pode ter vindo de outra paixão do brasileiro, o pão de queijo, que há um bom tempo existe em versão mini. O fato é que a mini coxinha caiu no gosto de todos e assim criou um novo nicho de mercado que está crescendo cada vez mais no Brasil.
O grande segredo do sucesso deste negócio é a praticidade já que na correria do dia-a-dia as pessoas buscam algo rápido, gostoso – e de preferência barato! – para comer.
O mercado se diversificou e agora oferece não só a coxinhas de diversos sabores (salgados e doces) como outros tipos: mini bolinhas, mini kibes, mini croquetes e até mini churros!
Um dos principais fatores para o sucesso deste negócio é a produção em maior escala, já que o consumo de mini salgados em uma única compra é maior quando se comparado à venda de balcão por unidade. Para isto, é preciso pensar uma estrutura mínima de produção e estoque atendendo a uma demanda de maneira prática e rápida.
Outro ponto a se levar em consideração é a melhor forma de comercializar estes produtos. O ideal é buscar locais de fácil acesso e com grande circulação de pessoas para assim abranger o máximo de público possível. Quiosques, mini lojas e até food-trucks em eventos são apenas algumas das opções a se considerar!
COMO ESTRUTURAR UM NEGÓCIO DE COXINHA NO COPO
A primeira providência que você deve tomar ao iniciar um negócio de venda de salgados é quanto à estrutura onde ele será montado.
E aqui, você tem algumas opções, sendo que a escolha de uma delas está ligada diretamente ao quanto você tem para investir inicialmente e de como vai distribuir esse valor.
Você pode começar seu negócio em sua própria casa ou alugar um espaço para isso. O importante é que o local esteja adequado para receber uma empresa de fabricação de alimentos. Isso inclui ter uma boa ventilação, estar livre de mofo e de umidade, sem a presença de animais e outros.
O local também deve ter espaço suficiente para acomodar todos os equipamentos necessários para a fabricação dos salgados, tais como freezer, geladeira, fritadeira, entre outros.
Pensando especificamente na produção de mini salgados (peso entre 8-10g), a aquisição de uma máquina de fazer coxinhas é fundamental. Quando falamos em coxinhas ou outros salgados em tamanho mini, fica praticamente inviável começar uma produção à mão de forma que os salgados saiam todos perfeitos quanto ao seu formato e quantidade uniforme de massa e recheio. Sem falar no tempo de produção de uma quantidade maior. A máquina de fazer salgados pode produzir a partir de 2000 salgadinhos por hora, agilizando e muito todo o trabalho.
MATÉRIA-PRIMA E MÃO DE OBRA
Para ter sucesso trabalhando com a venda de salgados é preciso não só oferecer produtos saborosos e frescos e assim não comprometer a imagem da sua empresa.
Por conta disso, saber com quem contar na hora de se comprometer com uma produção em maior escala é tão importante para cumprir esse requisito.
Especialmente quando se está começando, nem sempre é possível fazer a contratação de vários funcionários. Também por esse motivo investir em máquinas de salgados é tão importante para garantir o atendimento de toda produção de maneira rápida e uniforme.
A aquisição de matéria-prima de um bom fornecedor ajuda a ter sempre em estoque os produtos necessários para fabricação dos salgados, e assim atender até aqueles pedidos de última hora.
CARDÁPIO DE COXINHA NO COPO VARIADO
Uma excelente forma de atrair e conquistar os clientes é oferecendo a eles um cardápio diferenciado. Mesmo para a coxinha no copo é possível oferecer massas e recheios que vão além das tradicionais de frango.
As sugestões de recheios são inúmeras, e tudo depende da sua criatividade. Podem ser de carne seca, calabresa com azeitona, pernil, camarão, batata-doce com frango, e muitas, mas muitas outras opções.
QUANTAS COXINHAS NO COPO?
Agora falando em embalagem, o mais comum é utilizar os tradicionais copos descartáveis pois são práticos, baratos e fáceis de se encontrar e de se levar. Embora atualmente há muitas outras soluções como cones, saquinhos e até caixinhas feitas em papel. Uma vez que a vantagem destes outros é que é possível personalizar, tornando a embalagem um ótimo material de divulgação da sua marca! Além disso é opção muito mais sustentável!
Mas quantas coxinhas em cada copo? Isto pode variar muito, de acordo com o peso ou mesmo formato do seu mini salgado, pois é você quem irá determinar isto a partir de uma pesquisa junto ao seu público alvo e região de atuação. Assim sendo, o mais comum é encontrar o seguinte: 200ml – 12 salgadinhos – 300ml – 15 salgadinhos – 500ml – 22 salgadinhos – 700ml – 45 salgadinhos.
CHICKEN CORN: A COXINHA NO COPO QUE SUBSTITUI A PIPOCA
Um formato de coxinha no copo que está muito em alta é a chicken corn. A chicken corn é uma coxinha muito pequena, com peso em torno de 7 gramas, que pode ser vendida até mesmo no lugar de pipocas.
Fazendo cada vez mais sucesso e agradando o paladar dos mais variados clientes, a chicken corn pode ser vendida para festas infantis, em cinemas, como aperitivos, e em diversos outros eventos.
A fabricação da chicken corn só é possível por meio da máquina de salgados. Pois só ela permite reduzir a coxinha a esse tamanho, mantendo a quantidade de recheio adequada, e deixando-a ainda mais saborosa.
Agora que você já sabe tudo isso, que tal começar seu negócio de venda de coxinha no copo? Temos certeza que será um enorme sucesso.