Uma das missões da Bralyx – e o principal propósito deste blog – é ajudar os empreendedores a fazer seu negócio de salgados e doces prosperar.
Primeiramente, porque acreditamos que esta é uma relação ganha-ganha: se sua empresa cresce, vai precisar de mais máquinas, e aí nossa empresa cresce também.
Dessa maneira, hoje vamos falar de uma questão muito importante para a gestão de um negócio de salgados e doces que é o armazenamento.
Armazenamento é mais do que simplesmente guardar ingredientes e produtos. Envolve desde a arrumação até a conservação de matérias-primas – farinha, óleo etc. – e dos produtos prontos ou semiacabados.
Acima, de tudo, vamos falar aqui em armazenar, e não em estocar. A principal diferença é que armazenar é usado para as mercadorias que estão em movimento, e estocar é usado para a ‘formação de estoque’.
Por isso, controle de armazenagem e controle de estoque são duas coisas diferentes. Pode ser que você fale as duas palavras no dia a dia, e tudo bem, mas agora você já sabe a diferença entre as duas coisas.
Para ficar mais claro como deve ser feita a armazenagem, separamos em etapas:
- Armazenagem de ingredientes fechados
- Armazenagem de ingredientes abertos
- Armazenagem durante a produção
- Armazenagem do produto pronto
De qualquer forma, você vai ver que em todas as etapas há dois itens fundamentais que precisam ser feitos: planejamento e controle de fluxo.
Então, antes de sair produzindo sem pensar em como fazer, preste atenção nestas dicas, para ter o melhor resultado sem desperdício.
Vamos às dicas?
1. Como armazenar ingredientes fechados
- Avalie a área em que os ingredientes serão guardados. Ela tem que ser livre de umidade, limpa e desinfetada.
- Limpe também as embalagens que serão armazenadas antes de guarda-las e também no momento de abrir, para evitar contaminação.
- Os ingredientes de fabricação não devem se misturar com produtos, principalmente de limpeza. Mesmo que estejam fechados, a chance de contaminação é alta.
- O lugar de armazenagem deve ser de fácil acesso: movimentar equipamentos ou móveis para alcançar produtos impacta na produtividade.
- Separe os ingredientes sólidos dos líquidos. Se por acaso alguma embalagem se romper, você não perde outras mercadorias.
- Ingredientes comprados recentemente vão para o fundo do armário ou do freezer (no caso de produtos congelados), e os que estão lá há mais tempo ficam no início da fila.
- Não misture produtos do seu negócio com produtos de casa. Você precisa ter controle sobre o que foi usado para a fabricação dos salgados e/ou doces.
2. Como armazenar ingredientes fechados
As dicas são as mesmas para os ingredientes fechados, mas vale acrescentar.
- Tenha etiquetas à mão! Quando abrir um produto, coloque uma etiqueta com a data de abertura e a validade para consumo. Os produtos têm prazo de validade e prazo de consumo diferentes, consulte o rótulo.
- Se o ingrediente vai demorar para ser usado depois de aberto, considere uma das opções: embale-o novamente a vácuo ou com papel filme. Mas mesmo assim, não use o produto depois do prazo de consumo.
- Não misture produtos abertos com produtos fechados. Tenha uma área separada para cada um, para facilitar o fluxo de trabalho.
- Cuidado com ingredientes congelados! Só descongele o que for realmente usar. Produtos descongelados não podem ser congelados novamente.
3. Como armazenar ingredientes em produção
- Durante a produção, é preciso estar atento aos produtos para evitar contaminação e tornar o trabalho mais fácil.
- Separe produtos secos de produtos molhados.
- Coloque os ingredientes na dosagem correta em vasilhas separadas.
- Desenhe o seu fluxo de produção: se primeiro você faz a massa, são esses ingredientes que devem ser separados; deixe-os na ordem em que serão usados.
- Muitos recheios são feitos com antecedência e congelados. Não há problema nisso, desde que eles sejam congelados e descongelados da maneira correta. Descongele SOMENTE o que for usar.
4. Como armazenar produtos prontos
Se boa parte dos ingredientes são armazenados em local seco, já os salgados e doces prontos vão sempre para a geladeira ou freezer.
- Embale os produtos de maneira adequada. O ideal é ter um equipamento para embalar a vácuo para aumentar a durabilidade de sua produção.
- Na medida do possível, tenha equipamentos exclusivos – geladeira, freezer – para armazenar a produção, sem misturar com ingredientes que ainda serão utilizados e principalmente sem misturar com os produtos da casa.
- Se os salgados são vendidos congelados, já separe em porções para venda.
- Mais uma vez, etiquetas à mão! Todos os produtos, sem exceção, precisam ter data de fabricação, data de validade e prazo de consumo. Esta não necessariamente já deve ser a etiquetagem de venda, pode ser mais simples somente controle de armazenamento.
- A organização do freezer também envolve o método do “entra primeiro, sai primeiro”. Arrume os produtos no freezer conforme sua data de validade, que estará indicada na etiqueta da embalagem preparada por você.
Experimente aplicar este passo a passo da Bralyx, lembrando que o objetivo principal do armazenamento é melhorar a produção, otimizar ainda mais o seu espaço e evitar desperdícios.
Perceba que, com organização, você terá mais facilidade em se movimentar e trabalhar. Vale a pena fazer investimentos para adequar o que ainda não estiver bom. Além disso tudo, controle seu estoque: é bom para você e para o seu negócio!