Uma das maiores festividades, da cultura e culinária indiana, acontece durante 11 dias, em toda a Índia, entre os meses de agosto e setembro.
Não se sabe exatamente a origem exata do festival, que tem por objetivo celebrar o aniversário do deus Ganesha Chaturthi, mas sabe-se que tem sido celebrada em toda a Índia há vários séculos.
A crença é que os rituais são para atrair boa sorte ao louvar o “provedor da boa fortuna, senhor dos começos e grande removedor de obstáculos”. Ganesha é reverenciado durante este período em templos e altares domésticos com diversas oferendas como doces, flores, arroz, coco, açúcar mascavo, moedas e orações.
Segundo conta a história, a comida favorita de Ganesha é um doce chamado modak, iguaria feita à base de farinha de arroz, açúcar mascavo e coco ralado, que acabou se tornando um dos produtos da culinária indiana mais produzidos e consumidos durante este período.
A grandiosidade do festival e o alto consumo do morak fizeram de sua comercialização um negócio interessante não só na Índia, mas em muitos outros países onde a presença da cultura e comunidade indiana é grande, como França e Inglaterra.
Estando entre os países com maior população do mundo, onde a maioria é extremamente conectada com sua cultura e religião. Não é de se estranhar também que a produção em escala do modak tenha se tornado um negócio promissor.
Neste sentido, contar com equipamentos que possam agilizar e potencializar a produção, trazendo também qualidade e padronização, pode ser uma solução. Dentre os equipamentos que podem auxiliar neste processo, está a Drop TOP da Bralyx. Uma máquina multifuncional desenvolvida com os sistemas dosador, depositador e corta a fio e que pode fazer o trabalho de dosar o modak no formato ideal. Desta maneira, é possível fabricar muito docinhos do mesmo tamanho em um curto período de tempo, resultando também em economia na mão de obra e ingredientes.
Descubra um pouco mais sobre a culinária indiana
A cultura indiana é muito rica e surpreendente e o mesmo acontece com sua culinária que é repleta de ervas, temperos e especiarias bem característicos. Entre as especiarias mais populares, o destaque fica para o curry que faz parte do preparo de grande parte dos pratos indianos.
Indo um pouco mais além, como qualquer cultura que presa pela gastronomia, o cardápio indiano possui diversos petiscos, salgados e doces, com ou sem recheio, que já fazem parte do dia a dia de sua comunidade e boa parte dos restaurantes típicos espalhados por todo mundo. Samosa, Kaju Roll, Seedai, Masala Kachori, Gulab Jamun são grandes exemplos.
E o que eles têm em comum? É que podem ter facilmente a sua produção mecanizada através dos equipamentos formadores e recheadores da Bralyx! Estes equipamentos foram desenvolvidos especialmente para ajudar um negócio (caseiro ou não) a crescer e prosperar. Com eles é possível fabricar um número bem maior de produtos nos mais variados tamanhos e formatos.
Sobre a Bralyx
Com mais de 25 anos no mercado, apesar de ser uma empresa genuinamente brasileira, hoje está presente em mais de 70 países. Um de seus grandes diferenciais é que sua linha de máquinas se adequa facilmente a diversas etnias e sua culinária. Entre os clientes Bralyx há diversos estabelecimentos, produtores e fornecedores de itens das cozinhas árabe, indiana, latina, asiática, entre muitas outras. Grandes, médias ou pequenas, todas estas empresas podem contar com os equipamentos inovadores Bralyx, ideais para todo e qualquer tipo de negócio em qualquer lugar do mundo!